Tempestade Brasileira

Mesmo após passar a madrugada inteira acordado peguei a estrada hoje cedo. E entre uma música e outra – estava usando elas para me manter acordado – vinha pensando sobre as mudanças que esse final de semana causaram no cenário brasileiro.

Tudo começou com o desentendimento entre TACO e s1mple, não venho aqui para falar sobre quem estava certo ou errado, muito menos expressar minha opinião sobre esse assunto, mas para mostrar como essa “treta” fez o nome do Brasil e dos brasileiros explodirem nos fóruns e nos tweets da vida. Defendido por uns, odiados por outros. Mau sabiam eles que isso era apenas o aperitivo para a tempestade brasileira que estava a caminho.

tacoxsimple

— s1mple e TACO

Podíamos ler de tudo ontem, desde tópicos sérios à tópicos hilários, passando por alguns racistas também. Um que me salta a memória foi de um usuário da HLTV pedindo o banimento da LG de todas a competições durante esse e o próximo ano. No mínimo engraçado pra não dizer absurdo um tópico desses.

Mesmo com todo esse bafafá causado principalmente pelos haters – sim porque a essa altura os envolvidos já tinham pedido desculpas no twitter, entretanto algumas pessoas continuaram dando corda – tivemos a final do primeiro campeonato da Energyze, que reuniu as principais equipes do cenário competitivo nacional. Um campeonato muito organizado, que distribuiu premiação em dinheiro e teve transmissão ao vivo pelo YouTube. Ele serviu muito bem ao seu propósito que era movimentar o cenário. Pois assim como no futebol time fora de ritmo não dá rendimento, e nada melhor que eventos como este pra manter o pessoal focado.

A noite chega e mesmo antes de terminar a transmissão da final entre Santos.Dex e KeyD pelo evento da Energyze já tinhamos aproximadamente 10mil pessoas conectadas na stream oficial da ESL em português para acompanhar a jornada da Tempo Storm em busca da tão sonhada vaga para a Intel Extreme Masters Katowice.

No dia anterior vimos os garotos da Tempo Storm iniciarem sua jornada em busca da única vaga disponível para a classificatória norte americana. Mais de cem equipes se inscreveram para esse torneio e apenas uma delas iria para a Polônia com tudo pago. Nesse mesmo dia vimos quatro grandes do cenário norte americano darem adeus muito cedo a competição e isso me fez pensar que lá, mesmo tendo pessoas dispostas a investir, existem poucas organizações arriscando e eles preferem fazer um investimento considerável numa mesma line e esquecem que há ótimos players que estão esperando para serem garimpados.

Uma organização que foi contra a maré é a Tempo Storm, contratou a line brasileira da Games Academy e deixou muita organização grande chupando o dedo e arrependida por não ter arriscado.

tempo

— Tempo Storm (ex Games Academy)

Depois de três grandes jogos no sábado, a TS garantiu vaga nas quartas de final no domingo contra a Liquid, esse que todos pensavam que seria o jogo mais difícil dos brasileiros. No entanto o confronto se mostrou muito favorável para a TS que sempre virou os mapas ganhando e era nesse momento que precisava ajustar seu jogo pois na segunda metade deixava os americanos encostarem no placar. Apesar de alguns sustos conseguiram fechar a partida em 2-1.

Embalados após a vitória os brasileiros seguiram para a semifinal contra a CLG, eles não reconheceram o poder da décima terceira equipe no ranking da HLTV e fecharam a partida em 2-0.

Na final contra a Cloud9 vimos as coisas ficarem complicadas, diferente das outras partidas os brasileiros viraram o primeiro mapa perdendo por um placar elástico. Foi nessa hora que percebemos como o peacemaker trabalha bem os pauses. Após está perdendo por 4-14 na Mirage – mapa de escolha da Tempo – eles conseguiram trazer o placar para 9-14 antes do servidor cair e o jogo ser pausado. Com aproximadamente 40min de interrupção a partida é reiniciada e depois de um round crucial do SHOWTiME, onde mata três adversários, a TS fecha o primeiro mapa em 16-14.

Cache é o segundo mapa da grande final. Todos nós sabemos da dificuldade da equipe brasileira nesse mapa, especialmente nesse dia eles fizeram uma boa partida contra a Liquid nesse mapa e chegaram a virar vencendo. Mas contra a C9 não foi bem assim, viramos perdendo por uma grande diferença novamente. Mais uma vez os brasileiros precisaram jogar o seu melhor, por o coração em cada clique, em cada pixel e contar com a sorte para levar esse jogo para o overtime. Com a equipe da C9 mentalmente abalada, pois já era o segundo mapa em que eles tiveram todas as oportunidades para vencer e não conseguiram segurar a tempestade brasileira. TS vence os americanos por 19-17 e garantem um lugar no Grupo B da Intel Extreme Masters.

boltz

— boltz, que teve um desempenho crucial em vários mapas

Hoje temos três representantes na IEM, dois masculinos e um feminino, pela primeira vez podemos sonhar com uma final brasileira em um torneio desse porte. Os olhos do mundo estão voltados mais atentamente para dois representantes brasileiros, a LG por ocupar a quinta colocação no ranking das melhores equipes do mundo e fazer frente aos grandes times do cenário europeu, e a TS por jogar sobre tudo com o coração, conseguir essa vaga desbancando todos os grandes times norte americanos e com a oportunidade de continuar fazendo história no classificatório pra o major em duas semanas.

Ontem no twitter o FalleN deixou escapar (ou não) o rumor de um grande torneio marcado para abril, no qual ele convidou mesmo que informalmente o pessoal da CLG, que mesmo que em tom de brincadeira (toda brincadeira tem um fundo de verdade) acha que é hora de fazer um bootcamp pelo Brasil.

Ontem os brasileiros conseguiram mais uma vez surpreender todo o mundo, conquistaram novos fans e acima de tudo provaram que sabem aproveitar as Gold Chances que nos são oferecidas.

Quem sabe não veremos organizações sondando o nosso cenário e levando mais alguns jogadores para suas grandes equipes. Nada é impossível a esta altura do campeonato.

E uma coisa é certa, esse foi o melhor início de ano para o CS brasileiro em décadas. Esse ano promete, que comecem os jogos!

FOTOS: HLTV & Google Imagens

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s